Vamos começar esse texto com um indicador muito importante e que vai dar base para nossa discussão: De acordo com a revista Época Negócios, entre as empresas que fecham as portas em até 2 anos depois de sua inauguração, a maioria delas aponta, como principal causa da falência, a má gestão do empreendimento, algo que afeta os micros e pequenos empreendedores, principalmente!
Vamos entender melhor esse indicador:
Entre os anos de 2017 e 2021, 77% dos empreendimentos, incluindo Microempreendedores Individuais (MEIs), fecharam a portas em até 2 anos após sua abertura. Excluindo os MEIs, esta estatística cai para 58%, segundo levantamento realizado pelo Sebrae.
A pesquisa destacou, também, que as causas mais comuns para este fechamento de empresas no Brasil estão relacionadas à falta de idealização e planejamento, além de treinamento e gestão. Alguns exemplos são a falta de aprimoramento de produtos, a falta de atualização e acompanhamento de receitas e despesas, entre outros pontos!
Sendo assim, os pequenos empresários são aqueles mais afetados negativamente pela falta de uma condução administrativa mais assertiva, como nos casos em que há falta de informação sobre as obrigações do dia a dia e sobre os fatores da gestão de um negócio, como o fluxo de caixa e o controle de estoque.
E onde um sistema entra nessa história?
A necessidade de uma empresa possuir um sistema de gestão empresarial (ERP), é lógica: com um ERP, a empresa poderá controlar e automatizar as funções mais complexas exigidas no ambiente de trabalho e suas rotinas diárias. Além disso, sistemas como o DYGNUS Premier geralmente geram relatórios semanais ou mensais para que os gestores possam acompanhar, de perto e com assertividade, o progresso do seu negócio e, assim, desenvolver estratégias para tomar as melhores decisões, sempre baseadas em dados!
Depois de cumprir com as etapas burocráticas que envolvem a abertura de uma empresa no Brasil, e uma vez que o empreendimento esteja totalmente operacional e à disposição dos clientes, é preciso analisar a parte interna e seus processos, como o monitoramento do gerenciamento de estoque, das finanças, promoções, faturamento fiscal e muito mais.
Com um sistema de qualidade como o DYGNUS Premier, todas as informações da empresa ficam em um só lugar, mitigando o trabalho manual e dando muito mais possibilidades de geração de relatórios, acompanhamento de vendas, despesas e outros controles assertivos e fundamentais para um negócio!
O mesmo acontece em relação ao sistema de Ponto de Venda! O nosso Plenus NFC-e, por exemplo, oferece todas as funcionalidades necessárias para uma rotina de vendas ágil e intuitiva a seus colaboradores!
Através de nossos sistemas poderemos ajudar, e muito, no processo de controle e gestão do dia a dia do seu negócio, seja qual for seu ramo de atuação!
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